Bicicletas, cordas, redes de pesca e cacifos recuperados de outros tempos. Tubos de canalização que se tornaram candeeiros. Tijolos de antigos fornos industriais a carvão, revestindo as paredes. Um depósito e conduta de água transformados na lareira do lobby. Prensas agrícolas e sinaléticas de perigo restaurados para decoração… Ainda não tinha existência física e já o novo Noah Surf House Portugal vivia, na cabeça dos proprietários – os mesmos do Areias do Seixo Charm Hotel -, em total harmonia com a natureza.
O objetivo desse projeto era juntar, numa “grande casa”, pessoas de todo o mundo, apaixonadas pelo mar, o surf e o desporto em geral. Foi assim que, na sequência do Restaurant & Beach House e da Escola de Surf que já existiam na Praia da Física, em Santa Cruz, se transformou uma antiga colónia balnear numa unidade com oito quartos e 13 bungalows.
O respeito pelo meio ambiente esteve sempre no âmago do projeto. Além dos objetos reaproveitados da antiga colónia e dos materiais utilizados – madeira, betão, vidro e cortiça -, adotaram-se medidas transversais amigas do ambiente. A cortiça nas paredes ajuda ao isolamento térmico. As coberturas ajardinadas com espécies locais auxiliam na climatização. Os painéis solares aquecem as águas, as eficientes bombas de calor aquecem o pavimento radiante e as águas pluviais são reconduzidas para a rega, lavagens e autoclismos. Separam-se os resíduos e faz-se compostagem para fertilizar organicamente a horta, onde crescem legumes e aromáticas para a cozinha da Surf House e Beach House.
Toda essa abordagem “verde” dá ânimo a quem chega, fazendo-o sentir-se “parte da cultura de sustentabilidade” que pode “fazer a diferença e contribuir para a preservação do planeta”. Os Bungalows Mar e Mar & Cook (estes com cozinha equipada), e os quartos Mar (com mezzanine e varanda), têm, em comum, uma lareira, a vista sobre o mar e o pôr-do-sol… Os restantes quartos, Terra e Bunk Bed, têm vista para os seus terraços, jardins privativos e a horta, sendo agraciados com o nascer do sol. Nos quartos partilhados, os Bunk Bed, é assegurada alguma privacidade, armários individuais e cofres digitais. Realce ainda para os chuveiros e estruturas para guardar os fatos e as pranchas.
A qualidade das dormidas (desde €160) é importante, mas a experiência vai muito além disso… Com o calor a chegar, o sunset deck é um ótimo espaço de lazer. Prepare-se para banhos de sol, para nadar na piscina exterior infinita e relaxar no jacuzzi. O bar e o cocktail bar do rooftop convidam à descontração, de copo na mão. Poderá utilizar uma cozinha totalmente equipada e partilhada com os outros viajantes para preparar as refeições. Em alternativa, encontra bom peixe fresco e mariscos no Restaurant & Beach House.
No Noah Surf House Portugal (Av. do Atlântico, A-dos-Cunhados, Torres Vedras. Tel. 261936360) existe um estúdio de treino funcional para se manter em forma e ainda a hipótese de fazer yoga e tai chi. A praia é um excelente palco para a ação. Pegue na prancha de surf e faça-se às ondas ou marque uma aula se estiver a aprender a arte do “ofício”. Pode também visitar uma oficina de pranchas, praticar SUP, aproveitar o parque de skate, descobrir paisagens deslumbrantes através do trekking e dos passeios de bicicleta, participar em jogos, atividades lúdicas, voleibol e futebol de praia.
Fonte: https://boacamaboamesa.expresso.pt/