Nazaré

Nazaré é uma cidade portuguesa bem sui generis.

Para quem quer ver as famosas “nazarenas”, é lá. São senhoras que se vestem com as famosas sete saias. Ainda hoje é possível vê-las andando pelas ruas da cidade, nas sacadas ou nas portas das antigas casas.

Complementando essa tradição nazarena espalhada pelas suas ruas e vielas, o visual do alto do mirante é fantástico, abrindo-se para o mar azul e para o “mar” de telhados vermelhos.

Cidade no litoral, não muito longe de Santa Cruz, Nazaré é também palco de campeonatos de surf de ondas gigantes. É lá – acredite – que foi surfada a maior onda do mundo!

Uma linda e pacata cidade à beira-mar, com uma vista deslumbrante de cima de um grande penhasco Lá de cima – pra onde pode-se subir por um funicular ou de carro – tem-se a vista do mar e da praia; lá de baixo, a própria praia e a vista do penhasco.

Mas, além da natureza, a Nazaré também é interessantíssima do ponto de vista cultural. São cerca de apenas 10 mil habitantes, mas é lá onde se pode encontrar aquelas portuguesas típicas, com roupas tradicionais, algumas de negro, provavelmente viúvas, como reza a tradição.

É uma parte da cidade localizada acima de uma enorme falésia, com vista privilegiada e deslumbrante da cidade e da praia.

Locais a visitar: Sítio da Nazaré, Miradouro do Subcerco;  Santuário de Nossa Senhora da Nazaré; Capela de Nossa Senhora da Nazaré (ou Ermida da Memória); Praia do Norte; Praia do Salgado; Igreja de S. Gião (igreja visigótica).

Distância de Santa Cruz: 1h6min (84,7km).

Contactos

Galeria