Óbidos

A pouco menos de 50km de Santa Cruz está uma cidade medieval ainda toda muralhada: Óbidos. Deixa todos os seus visitantes absolutamente encantados por ela.

A história da antiga Oppidum, como Óbidos era chamada, remonta a um período anterior a Cristo e por lá passaram romanos, mouros e visigodos. Posteriormente, a cidade ficou conhecida como o “presente das rainhas”, pois ela fazia parte do dote de muitas delas, como da Rainha Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Urraca de Castela, Leonor de Aragão e Leonor de Portugal.

A principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada, que oferece aos seus hóspedes uma noite de rei. Mas há muito mais para se visitar.

A entrada da cidadela já é uma atração, pois para alcançar o interior das muralhas é preciso atravessar a “Porta da Vila”, datada do século XVII e toda revestida por azulejos brancos e azuis, cujos desenhos têm como temática a paixão de Cristo. Geralmente, há um músico ali e suas baladas já vão ajudando a criar uma atmosfera de viagem ao passado.

Um pouco mais á frente, encontrará a Igreja de Santa Maria, a matriz da cidade. Foi nessa igreja que, em 1444, casaram-se Afonso V e sua prima Isabel, um com 10 e o outro com 8 anos de idade.

Para quem quer ter uma visão panorâmica da cidade, a melhor coisa a se fazer é subir às suas muralhas e percorrer os seus 2 km (ou pelo menos uma parte), pois só de lá se consegue admirar esta obra da arquitetura medieval, além de poder visualizar a região em redor e o grande aqueduto que trazia a água para lá.

Locais a visitar: Castelo de Óbidos; Porta da Vila; Igreja de Santa Maria; Museu da Municipal; Lagoa de Óbidos; Bacalhôa Budha Eden; Festival do Chocolate de Óbidos; Mercado Municipal.

Distância de Santa Cruz: 43min (47km).

Contactos

Galeria